sexta-feira, janeiro 21, 2011

Lira de Xopotó

Este foi um dos LPs de 1957, apenas seis faixas, trazendo pot-pourri de clássicos do Carnaval.

Banda de música surgida a partir do programa de Rádio "Lira de Xopotó" criado e apresentado pelo radialista Paulo Roberto na Rádio Nacional a partir de 1954 e que tinha como finalidade ser um incentivo às bandas de música do interior.

O programa era veiculado aos sábados e contava com os arranjos do maestro Lírio Panicali. Era apresentado através de um diálogo entre o radialista Paulo Roberto e Mestre Filó, personagem representado pelo músico Jararaca. Com o sucesso do programa, a banda que nele se apresentava passou a gravar discos.

O primeiro disco da banda foi lançado pela Sinter ainda em 1954 com os dobrados Dobrado Francisco Sena Sobrinho e Sonhador, ambos de Lírio Panicali. No mesmo ano gravou mais um disco com o dobrado Mocinho de circo e o maxixe Arregaça a saia, ambas de autoria do maestro Lírio Panicali.

Em 1955, a banda gravou, também de Lírio Panicali, o dobrado Capitão Miranda Pinto e a quadrilha Quadrilha. No ano seguinte, foram gravadas a polca Julieta e a valsa Saudade de Queluz, ambas de Lírio Panicali.

Em 1957, a banda regravou com sucesso o maxixe Cristo nasceu na Bahia, de Sebastião Cirino e Duque. Em seguida, a banda lançou novo disco que trazia a polca Mestre Filó, de Radamés Gnattali, inspirada na personagem de Jararaca no programa apresentado por Paulo Roberto na Rádio Nacional.

Ainda nesse ano a banda lançou dois LPs com músicas de carnaval dos anos de 1928 a 1946 - período áureo dos grandes clássicos do samba, como Camisa listrada, de Assis Valente, e Feitiço da Vila e Com que roupa?, de Noel Rosa.

Com os arranjos de Jararaca o disco destacou-se no carnaval daquele ano tocando em diversos bailes pela cidade do Rio de Janeiro. A respeito do repertório ali gravado Ary Vasconcelos sugeria na contracapa: "A fórmula de se fazer um grande samba como qualquer um desses parece hoje perdida - quem sabe se não a redescobriremos pela audição deste long-playing".

Em 1958, a banda gravou as canções natalinas Noite feliz, de Franz Gruber e Jingle bells, esta última, com arranjo de Lírio Panicali.

Em 1960, a banda lançou um último disco com o dobrado São Paulo quatrocentão, de Garoto e Chiquinho do Acordeom, e a marcha Me dá um dinheiro aí, de Ivan Ferreira, Homero Ferreira e Glauco Ferreira.

Com o fim do programa na Rádio Nacional, a banda acabou saindo de cena, após gravar dez discos em 78 rpm e dois LPs.

Fonte: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário