domingo, janeiro 02, 2011

Santos Garcia

Santos Garcia (Santos Garcia Dias), radialista, jornalista e compositor, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 12/12/1914, e faleceu na mesma cidade, em 3/5/1973.Iniciou em 1933 carreira de locutor da Rádio Cajuti, no Rio de Janeiro.

Em 1940 transferiu-se para a Rádio educadora (hoje Tamoio), onde passou a trabalhar também como radioator e fazendo locução esportiva. Além disso mantinha, na Rádio Cruzeiro do Sul, dois programas musicais e um teatral. Trabalhou depois nas rádios Metropolitana e Eldorado, e foi diretor comercial da Rádio Guanabara.

Foi um dos pioneiros de programas de auditório, com o Surpresas B-7, na Rádio Cruzeiro do Sul.

Em 1948, lançou e dirigiu a revista mensal Alô, Tudo do Rádio e, em 1953, a Revista do Disco, única no gênero, dedicada exclusivamente à fonografia.

Em 1955 assumiu a direção da Rádio Clube Petropolitana, de Petrópolis RJ, e no mesmo ano estreou como compositor com Tutuquinha, sucesso no Carnaval, gravado por Newton Paz. Em 1956 foi lançado Trrim-trrim (com Aldacir Louro). No ano seguinte, lançou com sucesso o samba Descansa a cabeça, gravado por Gilberto Alves.

Em 1960 compôs Leva tudo contigo, samba gravado por Jorge Goulart. É também autor de Aniversário da saudade, lançado por Linda Batista. Atuou ainda na Rádio Continental com Carro Chefe, programa de Carnaval. Seu último sucesso foi a marcha carnavalesca Maria Fumaça (com Serafim Adriano), gravada por Noel Carlos.

Em 1972, já aposentado como locutor, dirigia comercialmente a Rádio vera Cruz. Seus parceiros mais constantes foram Aldacir Louro, Serafim Adriano, Sebastião Mota, M. Gomes e Nesden Silva.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira – Art Editora e Publifolha – 2ª. Edição – 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário