domingo, março 25, 2018

Me chama - Lobão e os Ronaldos

Recebido com incomum repercussão, o segundo elepê de Lobão (Ronaldo foi pra guerra) teve duas faixas que despertaram a atenção da crítica e se projetaram nas rádios: “Me Chama” (só de Lobão) e “Corações Psicodélicos” (Lobão, Júlio Barroso e Bernardo Vilhena), que procuravam apresentar uma proposta mais radical do que as dos outros grupos.

“Me Chama” possui uma linha melódica acima da média, superior, inclusive, à de “Corações Psicodélicos”, a preferida pela gravadora para divulgar o disco. Sua letra focaliza a aflição de quem espera um telefonema (que nunca vem) da pessoa amada. É a angústia de músicas dos anos cinqüenta em tempo de rock, daí, talvez, a citação no primeiro verso de uma canção de fossa da época: “Chove lá fora / e aqui... / tá tanto frio / me dá vontade de saber / aonde está você / me telefona / me chama / me chama / me chama...”

Bom músico, ex-baterista do Vímana, da Blitz (da qual foi fundador), da Gang 90 & As Absurdettes e de vários cantores — Luiz Melodia, Lulu Santos, Ritchie e Marina, que também gravaria “Me Chama” —, bem articulado, Lobão (João Luís Woenderbarg) é considerado um dos principais responsáveis pelo boom do rock nacional nos anos oitenta (ao lado dos grupos Paralamas do Sucesso, Titãs e Legião Urbana).

“Me Chama” receberia uma inesperada gravação de João Gilberto, incluída na trilha sonora da telenovela “Hipertensão”, em 1986 (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Me Chama (1984) - Lobão - Interpretação: Lobão e os Ronaldos

LP Ronaldo Foi Pra Guerra - Lobão e Os Ronaldos / Título da música: Me Chama / Lobão (Compositor) / Lobão e os Ronaldos (Intérprete) / Os Ronaldos: Alice, Odeid, Guto e Baster / Gravadora: RCA Victor / Ano: 1984 / Álbum: 103.0623 / Lado B / Faixa 1 / Gênero musical: Rock.


Introd.: (Bm A) G

D         D7+     D7            G7+
Chove lá fora e aqui faz tanto frio
Bm       A        G7+
Me dá vontade de saber
D       D7+ D7        G7+
Aonde está você me telefona
Bm            A       G7+
Me chama me chama me chama
Bm     A          B
Nem sempre se vê mágica no absurdo
A           Bm       A
Mágica no absurdo, mágica
G7+
Cadê você
D       D7+       D7          G7+
Tá tudo cinza sem você tá tão vazio
Bm         A         G7+
E a noite fica sem porque
D     D7+  D7        G7+
Aonde está você me telefona
Bm           A        G7+
Me chama me chama me chama
Bm     A        Bm
Nem sempre se vê lágrimas no escuro
A           Bm         A
Lágrimas no escuro, lágrimas
G7+
Cadê você

Nenhum comentário:

Postar um comentário