quinta-feira, novembro 30, 2006

Televisão

"Televisão" foi o segundo álbum da banda Titãs, lançado em 19 de Junho de 1985 pela WEA. Tal como o álbum de estréia "Titãs", este disco ainda representava a faceta mais pop do grupo e não conseguiu trazer um verdadeiro sucesso de público. A proposta sonora ainda estava confusa e a estética do LP não agradou aos membros, como lembrado anos depois, de cada faixa simbolizar um diferente canal de TV.

Assim, passamos pela new wave ("Televisão"), reggae (na versão inicial de "Pra Dizer Adeus", ainda com Nando Reis nos vocais), misturas entre funk e new wave ("Pavimentação") e doo-wop ("Sonho com Você"). No entanto, uma faixa ao final do álbum simboliza a direção que a banda tomaria em trabalhos posteriores. Com apenas um minuto e quarenta segundos de duração, "Massacre" prepararia o caminho que levaria o grupo ao pesado disco seguinte: "Cabeça Dinossauro".

Naquele tempo, o octeto paulistano não era muito bem recebido pelo público carioca. Chamar o cantor e guitarrista Lulu Santos foi um meio que eles acharam que poderia quebrar esta barreira, mas a banda, poucos dias depois do começo dos trabalhos de produção do álbum, não conseguiu encontrar uma relação pacífica com o artista carioca. Este implicava com a presença da faixa-título no trabalho, a técnica dos músicos (declarando que Nando Reis tocava seu baixo como se estivesse tocando um cavaquinho) e não satisfez a banda com a mixagem que fez para o trabalho.

Até o final de dezembro, "Televisão" chegou apenas às 24 mil cópias vendidas, e o seu fracasso comercial não se justificou apenas pelo não entendimento do público do conceito do álbum. A WEA mostrava-se mais empenhada em fazer a promoção do disco de estreia do Ultraje a Rigor, "Nós Vamos Invadir Sua Praia", lançado poucas semanas após o segundo LP dos Titãs, emplacando nada menos do que nove de suas onze faixas nas rádios e garantindo excelente desempenho comercial, com cerca de 450 mil exemplares vendidos.

O ano de 1985 se encerraria de uma forma ainda mais infeliz para os Titãs: Arnaldo Antunes e Tony Bellotto foram detidos por posse de heroína. Bellotto foi libertado após o pagamento da fiança, entretanto, Arnaldo teve de amargar a cadeia por quase um mês. Foi algo impactante para o grupo, que teve treze shows cancelados e correu o perigo de se extinguir (Fonte: Wikipédia).

Televisão (1985) - Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Tony Bellotto - Intérprete: Titãs

LP Televisão / Título da música: Televisão / Arnaldo Antunes (Compositor) / Marcelo Fromer (Compositor) / Tony Bellotto (Compositor) / Titãs (Intérprete) / Gravadora: / Ano: / Nº Álbum: / Lado / Faixa / Gênero musical: Rock.


[Intro:] A F#

A                                           F#
A televisão me deixou burro, muito burro demais
A                                           F#
Agora todas coisas que eu penso me parecem iguais
A                                           F#
O sorvete me deixou gripado pelo resto da vida
A                                           F#
E agora toda noite quando deito é boa noite, querida

E
Ô Cride, fala pra mãe
F#
Que eu nunca li num livro que um espirro
E
fosse um vírus sem cura
F#                                        E
Vê se me entende pelo menos uma vez, criatura
A                 F#
Ô Cride, fala pra mãe!

A mãe diz pra eu fazer alguma coisa mas eu não faço nada
A luz do sol me incomoda, então deixa a cortina fechada
É que a televisão me deixou burro, muito burro demais
E agora eu vivo dentro dessa jaula junto dos animais

Ô Cride, fala pra mãe
Que tudo que a antena captar meu coração captura
Vê se me entende pelo menos uma vez, criatura!
Ô Cride, fala pra mãe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário