terça-feira, dezembro 21, 2010

Duofel


Duofel - Dupla de violonistas formada por Fernando Melo (Arapiraca AL 1955—) e Luís Bueno (São Paulo SP 1951—). Tocando juntos desde 1977, constituíram o duo quando foram convidados por  Tetê Espíndola para participar de seu grupo.

Rapidamente o duo se transformou em sucesso de crítica e de público, associando violões com cordas de aço e de nylon, extraem sonoridade única dos instrumentos num tipo de música que passou a ser conhecida como “música plena”, mistura de jazz, pop, rock e MPB.

Responsáveis pelo arranjo de Escrito nas estrelas, lançou em 1987 seu primeiro disco, Duofel disco mix (independente). No mesmo ano, o duo venceu o Festival de Música Instrumental de Avaré SP.

Ao lado de Arrigo Barnabé e Tetê Espíndola, apresentaram-se em 1989 no Belga Jazz Festival, em Bruxelas.

Em 1990, a dupla gravou o CD As cores do Brasil pela Line Music, de Hamburgo (Alemanha), disco lançado posteriormente no Brasil.

Com Hermeto Pascoal, participou em 1992 de vários shows pelo Brasil. Em 1993 lançou Duofel pela gravadora Camerati, CD que conta com a participação de Osvaldinho do Acordeom, Duda Neves e Edu Helou, e composições, com arranjos próprios, de Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal e Caetano Veloso, entre outros. A faixa Do outro lado do oceano, deste CD, recebeu o Prêmio Sharp de melhor música instrumental.

Com Sebastião Tapajós, participou do Brazilian Guitar Night, apresentando-se na Alemanha, Áustria, Bélgica e Liechtenstein. O CD de 1996, Kids of Brazil, possui arranjos de Hermeto Pascoal e foi escolhido no X Prêmio Sharp de Música como o melhor arranjo instrumental do ano.

Em 2000, comemorando 20 anos de carreira, lançou o CD Duofel 20.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e Piblifolha.