Luís Antônio |
Compositor desde os 14 anos, autor das músicas cantadas nas competições esportivas dos cadetes, escreveu o Hino da Escola Militar, depois oficializado. Tenente de infantaria integrou em 1945 a Força Expedicionária Brasileira na campanha da Itália.
Passou a compor profissionalmente em 1948, e sua primeira canção gravada foi Somos dois (com Klecius Caldas e Armando Cavalcanti). Grande sucesso em 1951 com o samba carnavalesco Sapato de pobre (com Jota Júnior) gravado por Marlene, no Carnaval seguinte consolidaria seu prestígio com a marcha Sassaricando (com Jota Júnior e Oldemar Magalhães) e o samba Lata d'água (com Jota Júnior). Marcaria presença novamente no Carnaval de 1953, com Zé Marmita (com Brasinha) e o clássico Barracão (com Oldemar Magalhães). Em algumas de suas letras sobressai a preocupação com temas sociais.
De 1959 a 1962, viveu a segunda grande fase de sua carreira, com uma série de sambas românticos como Menina moça, Mulher de 30, Poema do adeus e, com Djalma Ferreira, Recado, Lamento, Devaneio e outros mais, a maioria na voz do cantor Miltinho. Seu último sucesso foi o samba Eu bebo sim (com João do Violão), gravado por Elizeth Cardoso, em 1973.
Algumas músicas
Algumas músicas
Barracão -
Bloco de Sujo -
Cheiro de saudade -
Devaneio -
Eu bebo sim -
Lamento -
Lata d'água -
Levanta Mangueira -
Menina moça -
Mulher de 30 -
Murmúrio -
O apito no samba -
Poema das mãos -
Poema do adeus -
Quero morrer no carnaval -
Recado -
Sapato de pobre -
Sassaricando -
Somos dois -
Zé Marmita
Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e Publifolha, SP, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário