domingo, janeiro 16, 2011

Lafayette

Lafayette
Lafayette (Lafayette Coelho Vargas Limp), instrumentista, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 11/3/1943. Aos cinco anos iniciou estudos musicais com Nair Bevilacqua Barroso Neto e, mais tarde, Zilá Moura Brito, ambas do Conservatório Nacional de Música.

Em 1958 formou com um grupo de amigos o conjunto The Blue Jeans Rock, no qual se destacou como pianista.

Em seguida, estudou órgão, formando em 1967 o conjunto Sambrasa, no qual atuava como organista, executando músicas de iê-iê-ié com grande sucesso, em arranjos de sua autoria.

Excursionou pela Argentina, Uruguai e Paraguai, tendo acompanhado gravações de Roberto e Erasmo Carlos (com quem realizou sua primeira gravação, Terror dos namorados, na RGE), Wanderléia e Jerry Adriani.

Recebeu, entre outros prêmios, o Troféu Chico Viola e o disco de ouro da gravadora CBS, onde gravou inúmeros LPs de grande vendagem.

Em 2004, aos 62 anos, tocando em bailes e restaurantes de Niterói foi resgatado pelos jovens músicos do grupo Os Tremendões que o encontraram tocando forró em um shopping da Zona Norte do Rio.

Admiradores da música dos anos 60 em geral, convidaram-no para tocar com eles, surgindo assim o grupo Lafayette e os Tremendões, que tem Melvin no baixo e Marcelo Callado na bateria. O grupo estreou no Teatro Odisséia, na Lapa, em dezembro de 2004.

Em 2005, em comemoração aos 40 anos da Jovem Guarda, o grupo apresentou temporada de shows também no Teatro Odisséia, em que receberam convidados como Leoni e a roqueira mexicana Julieta Venegas. Nesse ano, fizeram diversos shows em locais variados, adotando o nome de Lafayette e os Tremendões.

Em fevereiro de 2007, às vésperas do carnaval, encerrou, com Os Tremendões, temporada na casa de shows Estrela da Lapa, no Rio de Janeiro, após encher a casa por diversas quintas-feiras.

Fontes: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e Publifolha - 2a. Edição - 1998; Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário