Medeiros e sua Orquestra Brasil |
Em 1938 era maestro da banda da Escola Correcional de Pindobal, em Mamanguape PB. Transferindo-se para João Pessoa PB, integrou como pistonista a Jazz Tabajara, na Rádio Tabajara, de João Pessoa, passando a primeiro pistonista, quando o maestro Severino Araújo assumiu o comando da Jazz, a partir daí chamada Severino Araújo e sua Orquestra Tabajara.
Em 1944 foi para o Rio de Janeiro, estreando com a Orquestra Tabajara na Rádio Tupi em janeiro de 1945. Com a orquestra teve sua primeira música gravada, Zé Carioca no frevo (reprodução logo após o final deste artigo).
Trabalhou também com a orquestra de Ary Barroso, viajando pela Europa e América Latina. Como compositor destacou-se com Maracatucá (com Jorge Tavares), O sanfoneiro só tocava isso (com Haroldo Lobo), Bum qui ti bum, Pé na tábua, Maxixando (c/Carvalhinho) e outras.
Trabalhou como pistonista em diversas emissoras de rádio e televisão e em estúdios, acompanhando gravações de inúmeros artistas.
Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e Publifolha.
Saiba mais sobre Geraldo Medeiros lendo o livro de Carlos Coraúcci - Orquestra Tabajara de Severino Araújo - Editora Nacional - lançado em dezembro de 2009
ResponderExcluirGostaria de saber, pq não se tem muitas fotos de Geraldo Medeiros? Alias sempre estou fazendo buscas pela internet pra ver se encontro.
ResponderExcluir