domingo, abril 03, 2011

Aloysio Pinto

Aloysio de Alencar Pinto
Aloysio Pinto (Aloysio de Alencar Pinto), pianista, musicólogo e compositor, nasceu em Fortaleza, CE, em 03/02/1911, e faleceu na cidade do Rio de Janeiro, RJ, em 06/10/2007. Começou a estudar piano com uma tia, aos sete anos; em seguida, foi aluno da professora Ester Salgado Studart da Fonseca, uma das fundadoras do Conservatório Musical Alberto Nepomuceno.

"Depois eu estudei harmonia aqui com um grande professor italiano, que viveu alguns anos no Ceará, e que teve o seu nome muito ligado ao Ceará. Foi o professor Luigi Maria Smiddo. Era um grande maestro italiano, regente, professor de matérias teóricas, com quem estudei harmonia aqui no Ceará. E foi o maestro Smiddo quem me deu, vamos dizer, os primeiros rudimentos da arte de compor."

Em 1927, conheceu em Fortaleza Nicolai Orloff, grande virtuose do piano,e que se tornou seu professor e mentor de toda uma vida, com quem manteve contato, no Brasil e na Europa, até a morte daquele mestre, nos anos 60.

Mais tarde, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde foi aluno de piano de Barroso Neto, no Instituto Nacional de Música. Barroso foi um dos pioneiros do canto coral no Brasil.

Como prêmio por seu desempenho no Instituto, recebeu a Medalha de Ouro. Viajando a Paris, ali se aperfeiçoou com Robert Casadesus (pianista clássico e compositor francês), Marguerite Long (eminente concertista e professora francesa), e Nadia Boulanger (também professora de Astor Piazzolla).

Em 1938 recebeu a "Mention Honneur de Virtuosité", o maior prêmio concedido pelo Conservatoire Américain au Palais de Fontainebleau a um músico. Este mesmo prêmio havia sido outorgado ao grande compositor norte-americano Aaron Copland alguns anos antes.

Outra influência importante em sua formação foi o fato de que seu pai havia sido um dos pioneiros do cinema no Ceará, não como cineasta mas como proprietário de uma sala de projeção, e amante da Sétima Arte.

Segundo Georges Frederic Mirault Pinto, seu filho, Aloysio "era um admirador do cinema western e da obra de Orson Welles, com quem conviveu nos anos 40, quando da passagem daquele cineasta por Fortaleza."

Como compositor, iniciou sua carreira ainda na terra natal, em 1926, quando fez o tango O teu cantor, com versos do poeta Pierre Luz. Além de muitas peças populares, compôs no gênero semi-erudito. Sua primeira gravação, em 1953, foi um 78 rpm da Victor com as obras Tango brasileiro, de Alexandre Levy, e Valsa lenta (ou Valsa em fá sustenido menor), de sua autoria. Em 1986, gravou, com os pianistas Antônio Adolfo e Carolina Cardoso de Meneses o álbum duplo Os pianeiros, produzido e distribuído como brinde pela Fenab. 

Obras
Música orquestral: Sarau de sinhá, bailado, s.d.;Música instrumental: Lamento, p/piano, s.d.; Romance antigo, p/piano, s.d.; Valsa capricho, p/piano, s.d.; Valsa lenta (ou Valsa em fá sustenido menor), p/piano, s.d.

Fontes: Músicos do Brasil; Enciclopédia Nordeste; Enciclopédia da Música Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário