segunda-feira, maio 07, 2007

Ângela Rô-Rô


A cantora Ângela Ro Ro (Ângela Maria Diniz Gonçalves) nasceu no Rio de Janeiro em 5 de dezembro de 1949. Estudou piano erudito desde os cinco anos, e ainda na adolescência ganhou o apelido Ro Ro por causa da voz grave e rouca.


Começou a tocar profissionalmente em casas noturnas do bairro carioca de Ipanema, seguindo suas preferencias pessoais, que incluíam Maysa, Jacques Brel e Ella Fitzgerald.

Contratada em 1979 pela Polygram, gravou nesse ano seu primeiro disco, Ângela Ro Ro, com duas faixas que fizeram sucesso, Amor, meu grande amor e A mim e a mais ninguém.

De temperamento irreverente, como se nota em canções como Tola foi você, lançou discos esporadicamente. Seus êxitos de cantora e compositora incluem Tango da bronquite (1980), Escândalo (1981, de Caetano Veloso) e Fogueira (1983).

Em 1996, o Barão Vermelho regravou com grande sucesso Amor, meu grande amor e, no mesmo ano, a Polygram relançou em CD o LP de 1982, Simples carinho. Em 1997 saiu pela gravadora Eldorado o CD Prova de Amor, relançamento do LP de 1988.

Lançou, em 2000, o CD Acertei no milênio, contendo suas composições Coquinho, Fila de ex-mulher e a faixa-título, todas com Ricardo McCord, Boemia do sono, Sim, dói, Viciei em você, Raiado de amor e Garota Mata Hari, além de Gota d'água (Chico Buarque), 50 anos (Cristóvão Bastos e Aldir Blanc), All of me (Marks e Sinome) e Don't let me be misunderstood (Marcus, Benjamim e Caldwel).

Em 2001, apresentou-se, ao lado de Cida Moreira, no Espaço Cultural Baden Powell (RJ), dentro do "Projeto Ponte Aérea", que juntou artistas de São Paulo e do Rio. Participou, em 2002, do projeto "Pão Music", no espetáculo "Maria Bethânia convida Lenine e Angela Rô Rô". Nesse mesmo ano, a Universal Music lançou em CD os seis discos gravados pela cantora na gravadora PolyGram: Angela Ro Ro (1979), Só nos resta viver (1980), Escândalo (1981), Simples carinho (1982), A vida é mesmo assim (1984) e Eu desatino (1985).

Em 2004 e 2005, apresentou, no Canal Brasil, o programa "Escândalo".

Em 2007, lançou o CD e DVD, Angela Ro Ro ao vivo, gravado no ano anterior, no Circo Voador (RJ).

Em 2011, retomou as gravações quinzenais do programa "Nas ondas da Ro Ro", produzido para a Rádio UOL e a TV Rival (com transmissão pela internet).

Em 2013, lançou o CD e DVD Feliz da vida!. No repertório, suas canções De amor e mar (c/ Ricardo Mac Cord), Vou por aí... (c/ Antônio Adolfo), Capital do amor (c/ Jorge Vercillo), Muitas canções (c/ Lana Braga), Romance espetacular (c/ Carlota Marques), Beijos na boca (c/ Sandra de Sá), Tudo por um triz (c/ Mario de Castro), Canto livre (c/ Ana Carolina), Feliz da Vida! (c/ Moska), Amor meu grande amor (c/ Ana Terra), Fogueira, Ela sumiu, Opium, Salve Jorge! e Pinto velho, além de Malandragem (Cazuza e Frejat).

Algumas músicas












Fontes: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e Publifolha, SP, 1998; Dicionário Cravo Albin da MPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário