segunda-feira, maio 07, 2007

Simples carinho


Ao contrário dos boleros e canções latino-americanas, seus equivalentes brasileiros, com exceções, naturalmente, são menos carregados de dramaticidade e auto-comiseração. Um exemplo disso é a composição “Simples Carinho”: “Amar ou sofrer, eu vou te dizer, mas vou duvidar / querendo ou não, o meu coração já quer se entregar / não falta lembrança, aviso, cobrança / você vai por mim / mas feito criança, lá vou na esperança, eu sou mesmo assim...”

Com uma cativante melodia de João Donato, complementada ao pé do piano por Abel Silva, em uma de suas primeiras experiências de fazer letra ao mesmo tempo em que a música é composta, “Simples Carinho” reposicionou o repertório de sua intérprete original, Ângela Ro Ro. Como foi visto, esta ex-roqueira que fora considerada, precipitadamente, uma sucessora de Maysa, havia se projetado quatro anos antes com uma canção, “Amor, Meu Grande Amor”.

Mas “Simples Carinho” recolocou o bolero brasileiro, que andava meio esquecido, nas paradas, a exemplo do que ocorrera em 1975 com “Dois pra Lá, Dois pra Cá”. O arranjo de Antônio Adolfo e o solo de gaita de Maurício Einhorn enriqueceram a versão de Ângela, que a regravou sem o mesmo brilho em 93. Outras boas gravações de “Simples Carinho” foram realizadas por Simone, Maria Creuza e Emílio Santiago, havendo versões da composição em inglês e espanhol (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Simples Carinho (1983) - João Donato e Abel Silva - Interpretação: Ângela Ro Ro

LP Simples Carinho / Título da música: Simples Carinho / João Donato (Compositor) / Abel Silva (Compositor) / Ângela Ro Ro (Intérprete) / Gravadora: Polydor / Ano: 1983 / Nº Álbum: 2451 196 / Lado / Faixa / Gênero musical: Bolero.


Intro: A6/E E7+ A6/E E7+ Bb7/9

         A7+               Am6
Amar e sofrer, eu vou te dizer
          G#m   C#7/13 C#5+/7
Mas vou duvidar
             F#7/13 F#5+/7
Querendo ou não
        A/B                 E7+  Bm7 Bb7/9
O meu coração já quer se entregar
             A7+                Am6
Não falta lembrança, aviso, cobrança
             G#m7 C#7/13 C#5+/7
Você vai por mim
             F#7/13 F#5+/7
Mas feito criança
               A/B B7/9-
Lá vou na esperança
               E7+
Eu sou mesmo assim
           Bm7       G#5+/7
Quem sabe até meu destino
            C#m7
Amor sem espinhos
                F#7/13          F#5+/7
Sou mel da sua boca, calor dos abraços
            A/B    Bm7 Bb7/9
E tantos beijinhos
             A7+               Am6
Se o sonho acabou, não sei meu amor
           G#m7 C#7/13 C#5+/7
Nem quero saber
                    F#7/13 F#5+/7
Só sei que ontem à noite
            A/B    B7/9-
Sorrindo acordada
            E7+
Sonhei com você
         Bm7            G#5+/7
Às vezes até na vida é melhor
            C#m7
Ficar bem sozinho
           F#7/13          F#5+/7
Pra gente sentir qual é o valor 
                A/B  Bm7 Bb7/9
De um simples carinho
            A7+             Am6
Te sinto no ar, na brisa do mar
            G#m7 C#7/13 C#5+/7
Eu quero te ver
              F#7/13 F#5+/7
Pois ontem à noite
            A/B   B7/9-
Sonhando acordada
            E7+
Dormi com você

Nenhum comentário:

Postar um comentário