quinta-feira, janeiro 10, 2008

Marisa Monte


Marisa Monte (Marisa de Azevedo Monte), cantora e compositora, nasceu em 01 de julho de 1967 no Rio de Janeiro RJ. Estudou piano na infância, aos nove anos ganhou de aniversario uma bateria, e aprendeu violão. Na adolescência, estudou canto lírico e participou de uma montagem do musical Rocky Horror Show, encenada por alunos de teatro do Colégio Andrews, com direção de Miguel Falabella.

Em 1985 permaneceu dez meses na Itália para estudar canto, mas desistiu do gênero lírico e passou a cantar musica brasileira na noite, acompanhada de amigos. Nessa época, em Veneza, foi ouvida por Nelson Mota, que seria o diretor de Tudo veludo, seu show de estréia no JazzMania, no Rio de Janeiro, em 1987. O sucesso foi imediato, de público e de crítica. Antes mesmo de gravar seu primeiro disco, foi considerada uma das mais promissoras vozes da musica popular brasileira.

Em 1988 lançou seu primeiro disco, MM ao vivo, pela EMI. O segundo, Mais (1991), marcou sua estréia como compositora e foi bem recebido nos EUA, Japão, Europa e América Latina, impulsionando sua carreira internacional. O disco Verde, anil, amarelo, azul, cor-de-rosa e carvão, lançado em 1994, teve a participação de Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Carlinhos Brown, Nando Reis (Titãs), Laurie Anderson e Naná Vasconcelos.

Em 1996 lançou Barulhinho bom (Uma viagem musical), com dois CDs (um ao vivo) e um vídeo em que aparece com Os Novos Baianos, Arnaldo Antunes e Pastoras da Portela, entre outros.

Com várias tournées de sucesso no Brasil e no exterior, desde 1994 teve seus discos lançados mundialmente pela gravadora EMI. Entre suas composições se destacam: Ainda lembro, Ao meu redor e Aonde você mora? (as três com Nando Reis); Beija eu (com Arnaldo Antunes e Arto Lindsay); e E.C.T. e Na estrada (ambas com Nando Reis e Carlinhos Brown).

Cifras e letras de Marisa Monte:

A alma e a matéria
A menina dança
Abololô
Água também é mar
Ainda lembro
Amor I love you
Ando meio desligado
Ao meu redor
Beija eu
Bem leve
Bem que se quis
Chocolate
Chuva no brejo
Cinco minutos
Comida
Dança da solidão

De noite na cama
Diariamente
E.C.T.
Ensaboa
Eu sei (Na mira)
Gentileza
Gotas de luar
Lenda das sereias
Magamalabares
Maria de verdade
Mustapha
Na estrada
Não é fácil
Não vá embora
Negro gato
O céu

O que me importa
O xote das meninas
Palavras ao vento
Para ver as meninas
Perdão você
Preciso me encontrar
Rosa
Sou seu sabiá
Tema de amor
Tempos modernos
Três letrinhas
Tudo pela metade
Um branco, um xis, um zero
Volte para o seu lar


Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e Publifolha.