terça-feira, fevereiro 19, 2008

Quando me lembro

Eduardo Souto
Quando me lembro (marcha, 1925) - Eduardo Souto e João da Praia

A letra é de um certo João da Praia (¹), não creditado no selo - o que às vezes podia acontecer, pois o letrista naquele tempo não era considerado compositor musical. Gravação original de 1925, com Zaíra de Oliveira em dueto com Bahiano, disco Odeon 78 rpm 122.800. Relançado, como canção, pela Parlophon em junho de 1930, disco 13162-A, matriz 3485.

Lançamento de disco Odeon interpretado por Zaíra de Oliveira e Bahiano em 1925:

Disco selo: Odeon R / Título da música: Quando me lembro / Eduardo Souto (Compositor) / João da Praia (Compositor) / Zaíra de Oliveira (Intérprete) / Bahiano (Intérprete) / Nº do Álbum: 122800 / Lançamento: 1925 / Gênero musical: Marcha / Obs.: Sem mídia mp3 ainda

A dupla Tom Bill e Aloncito (²) relança, pela Parlophon, a canção em 1930:

Disco 78 rpm / Título da música: Quando me lembro / Eduardo Souto (Compositor) / Alonsito (Intérprete) / Tom Bill (Intérprete) / Conjunto (Acomp.) / Gravadora: Parlophon / Nº Álbum 13162-a / Nº da Matriz: 3485 / Gravação: 1930 / Lançamento: Junho/1930 / Gênero musical: Canção / Coleções: Nirez, José Ramos Tinhorão



Quando eu me lembro do meu tempo antigo
Daquele tempo que eu passei contigo
Dos belos sonhos que não voltam mais
Ai, que saudade, ai, que saudade isso me faz

Viver! Viver sozinho
Sem teu carinho
Sem teu amor
Ó flor!

Viver, por bem querer
Hei de sofrer
Sofrer
Morrer!

Não posso crer que tu tenhas maldade
Seja capaz de tanta crueldade
Não posso crer na tua ingratidão
Se continua a ser só teu meu coração


(¹) Alcunha do compositor Filomeno Ribeiro; (²) Dupla gringa interpretando com sotaque.

Fontes: Samuel Machado Filho - Cantoras do Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário