segunda-feira, abril 17, 2006

Lua e Estrela

Em matéria publicada no Jornal do Brasil, o crítico Tárik de Souza conta: “O baterista Vinícius Cantuária (foto) voltava para casa, de uma festa, (...) quando viu o sol surgir. (...) Mudou de rumo: vestiu um short e dirigiu-se à praia do Arpoador. Na areia, só ele e uma bonita menina apreciando (...) o sol nascente. Aos poucos, a praia foi se povoando. Vinícius e a menina aproximaram-se.(...) Ela usava um anel de lua e estrela. Saiu bruscamente, deixando a interrogação: quem é você? Qual o teu nome? Diz como te encontro.”

Foi este episódio que levou Vinícius a fazer a canção “Lua e Estrela”: “Menina do anel / de lua e estrela / raios de sol / no céu da cidade / brilho da lua / noite é bem tarde / penso em você / fico com saudade / manhã chegando / luzes morrendo / nesse espelho / que é nossa cidade...”

Gravada por Caetano Veloso, de quem o autor era baterista, a canção seria o grande sucesso do elepê Outras palavras, sendo incluída na trilha da telenovela “Baila Comigo”. Com sua romântica placidez, “Lua e Estrela” foi também gravada por Vinícius Cantuária em seu primeiro disco solo, tendo se internacionalizado com as versões em inglês, gravada por Gilberto Gil, e em francês, por Françoise Hardy. Em razão de seu sucesso, o álbum Outras palavras tornou-se o primeiro de Caetano a ultrapassar a cifra de 100 mil cópias (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Lua e Estrela (1981) - Vinícius Cantuária - Intérprete: Caetano Veloso

LP Outras Palavras / Título da música: Lua e Estrela / Vinícius Cantuária (Compositor) / Caetano Veloso (Intérprete) / Gravadora: Polygram / Ano: 1981 / Nº Álbum: 6328 303 / Lado A / Faixa 4 / Gênero musical: Canção / MPB.

Intro.: ( C9 ) C7+    A7+ G/A   D C7+ A7+

  Fm       Fm7+   C           Am7
Menina do anel de lua e estrela
Fm          Fm7+   C            Am7
Raios de sol    no céu da cidade
Bb/C         C7  A7/5-
Brilho da lua,   noite é bem tarde
Dm7            G/B
Penso em você, fico com saudade
Fm       Fm7+   C             Am7
Manhã chegando, luzes morrendo
Fm        Fm7+      C           Am7
Nesse espelho que é nossa cidade
Bb/C     C    A7/5-
Quem é você ? Qual é seu nome ?

 Dm7               G/B
Conta pra mim,diz como te encontro
    Fm          Fm7+ C            Am7
Mas deixe ao destino,deixo ao acaso
     Fm                 Fm7+    C
Quem sabe eu te encontro     de noite
         Am7
no baixo
Bb/C         C7 A7/5-
Brilho da lua,  noite é bem tarde
Dm7              G/B
Penso em você, fico com saudade

Nenhum comentário:

Postar um comentário