segunda-feira, abril 17, 2006

Olhos nos olhos

Nenhum letrista brasileiro supera Chico Buarque na arte de escrever canções para personagens femininas. Numa entrevista à Rádio JB, em 16.5.90, ele afirmou: “fiz muitas músicas de encomenda para teatro. Nesses casos, mais do que os personagens, eu procuro saber quem é o ator ou a atriz que vai interpretá-las.

Então, em minha cabeça, eu misturo a figura da atriz com a da cantora que gostaria que cantasse aquela música. Daí saíram canções como ‘Folhetim’, que tem a cara da Gal. Mas às vezes a canção nem é para teatro, como ‘Olhos nos Olhos’, que fiz para Bethânia. Quando terminei ‘Olhos nos Olhos’ eu disse: olha, esta música está a cara da Maria Bethânia.”

Realmente uma composição melodramática como “Olhos nos Olhos” (“Quando você me deixou, meu bem / me disse pra ser feliz e passar bem / quis morrer de ciúme, quase enlouqueci...”) teria mesmo que ser cantada por Maria Bethânia, tal como outras (“Sem Açúcar”, “O Meu Amor”, “Gota d’Água”) que Chico deve ter feito pensando nela, pois até versos banais—como “olhos nos olhos, quero ver o que você faz / ao sentir que sem você eu passo bem demais” — ganham especial dramaticidade em sua voz rouca.

Uma curiosidade: a canção não termina na tônica. Na tonalidade de lá maior, por exemplo, como está no livro Chico Buarque — letra e música, a melodia acaba na nota sol, sétimo grau da escala, o que dá uma sensação de que não termina (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Olhos no olhos (1976) - Chico Buarque


F  Gm7  G#º  F/A  G7/13  G7/5+  Gm7  C7/9-

F        Gm7        G#º       F/A
Quando você me deixou, meu bem
F/Eb           F    Bb7+          C#º 
Me disse pra ser feliz e passar bem
Em7              A7/5+ Dm7
Quis morre de ciúme, quase enlouqueci
G7/13                         Gm7       C7
Mas depois, como era de costume, obedeci
F          Gm7      G#º    F/A
Quando você me quiser rever
F/Eb             F       Bb7+       C#º
Já vai me encontrar refeita pode crer
Dm7           C#5+       F/C            F/Eb
Olhos nos olhos, quero ver o que você faz
Em7/5-                            Bb7+     A7
Ao sentir que sem você eu passo bem demais
Dm7           C#5+    D/C
E que venho até remoçando
   G/B     Bb7+       A7           G#º 
Me pego cantando sem mais, nem porque
Dm7        C#5+    D/C        
E tantas águas rolaram
G/B               C/Bb
Tantos homens me amaram
              Em7/5-    C7
bem mais e melhor que você
F          Gm7      G#º    F/A
Quando talvez precisar de mim
F/Eb              F            Bb7+       C#º
Você sabe que a casa é sempre sua, venha sim
Dm7           C#5+       F/C            F/Eb
Olhos nos olhos, quero ver o que você diz
Em7/5-                         Bb7    A7
Quero ver como suporta me ver tão feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário