quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Braço de cera

Frederico Rocha
Antes de 1926, na Penha se faziam músicas com influências portuguesas. Em outubro deste ano de 26, o primeiro compositor a criar um samba da Penha, foi o baterista Nestor Brandão que possuía um conjunto formado por banjos, saxofones, piston e clarinete. O samba se chamou Braço de cera, com o subtítulo de "A Santa Padroeira".

Frederico Rocha foi quem gravou pela Odeon, na época em que se fazia ainda gravação mecânica, com numeração 123224. Com o êxito de Braço de Cera, Francisco Alves gravou também este samba para o carnaval de 1927, em discos menores chamados "Odeonette" e até hoje esta música é cantada.

Braço de cera (samba/carnaval, 1927) - Nestor Brandão - Intérprete: Frederico Rocha

Disco selo: Odeon R / Título da música: Braço de Cêra / Nestor Brandão (Compositor) / Frederico Rocha (Intérprete) / Orquestra (Acomp.) / Nº do Álbum: 123224 / Nº da Matriz: 1057 / Lançamento: 1927 / Gênero musical: Samba Carnavalesco / Coleção: IMS



Gravação de Francisco Alves para o Carnaval de 1927:

Disco: Odeonette (15cm) / Título da música: Braço de Cera / Nestor Brandão (Compositor) / Francisco Alves (Intérprete) / Orquestra (Acomp.) / Nº do Álbum: 101-a / Nº da Matriz: 101 / Lançamento: 1927 / Gênero musical: Marcha Carnavalesca / Coleção: José Ramos Tinhorão



Mulher, vem o carnaval
Festa de alegria que a ninguém faz mal
Mulher, tratemos de gozar
A morte é traiçoeira e pode nos carregar


Não me fio nas mulheres
Nem quando elas estão dormindo
Os olhos estão fechados
Sobrancelhas estão bulindo

Amanhã eu vou-me embora
Pra cidade de Lisboa
Quero que Iaiá me alugue
Seu camarote de proa

Mulher, a Penha está aí
Eu lá não posso ir
Um favor vou lhe pedir
Me leva um braço de cera
À Santa Padroeira
Foi o que lhe prometi

Menina diz a teu pai
Que eu sou teu namorado
E avise teu irmão
Que me chame de cunhado

Menina, minha menina
Cabeça de melancia
Um beijo de tua boca
Me sustenta quinze dias

Queria ser o balaio
Da colheita do café
Para andar dependurado
Nas cadeiras da mulher

Queria ser o balaio
Balaio queria ser
Para andar dependurado
Nas cadeiras de você



Fontes: Lembranças da Penha - Almirante - Jornal O Dia, de 08/10/1978; Instituto Moreira Salles; Discografia Brasileira - IMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário