Maria Aparecida Martins |
Aparecida (Maria Aparecida Martins), compositora e cantora, nasceu em Caxambu, MG, em 4/12/1939, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 1985.
Criança, aprendeu ritmos africanos com seus parentes. Aos dez anos, transferiu-se para o Rio de Janeiro, trabalhando como passadeira de roupa em Vila Isabel. Começou a compor aos 13 anos e mais tarde conheceu Salvador Batista, que fazia o programa A Voz do Morro e lhe conseguiu um lugar de passista em seu grupo de samba, onde permaneceu dez anos.
Convidada para participar do filme Benito sereno e o navio negreiro, recebeu por sua atuação uma viagem-prêmio à França, onde apresentou suas músicas pela primeira vez, cantando numa boate. Retornando ao Rio de Janeiro, venceu em 1965 o Concurso do IV Centenário, com sua música Meu Rio quatrocentão.
Foi ainda a vencedora do III Festival de Música da Favela, com o samba Zumbi, Zumbi. Sua composição de maior sucesso foi o samba Boa-noite, sendo a primeira autora feminina de um samba-enredo, com o Sonata das matas, do enredo O Brasil em plena primavera, da escola de samba Caprichosos dos Pilares, em 1968.
Gravou duas faixas no LP Roda de samba, da CID, em 1974: Proteção (Davi Lima e Pinga) e Rosas para Iansã (Josefina de Lima). Ainda na CID gravou os LPs Aparecida (1975), Foram 17 anos (1976), Grandes sucessos (1977), Os deuses afro (1980) e A rosa do mar (1983); e na RCA Cantigas de fé (1978) e 13 de Maio (1979).
Em julho de 1996, a CID lançou o CD Aparecida, samba, afro, axé.
Obra
Boa-noite, samba, s.d.: Meu Rio quatrocentão, 1965.
CD
Aparecida, samba, afro, axé, 1996, CID CD-264.
Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e PubliFolha.
MEUS QUERIDOS AMIGOS
ResponderExcluirPRECISO MUITO SABER AONDE FOI SEPULTADA A NOSSA SAUDOSA QUERIDA APARECIDA
PRECISO PRESTAR-LHE UMA HOMENAGEM
QUEM PUDER ME AJUDAR SEREI ETERNAMENTE GRATO
MEU EMAIL. DI.DIDI1963@HOTMAIL.COM